segunda-feira, 19 de maio de 2014

Doce Amizade - Laé de Souza

Doce Amizade

   Amigas, todo mundo precisa ter. Para fofocar, contar coisas boas que aconteceram conosco, aconselhar, ouvir. Mas têm umas e outras que "não é fácil". Tem a prestativa demais, que está sempre junto, mesmo quando não era para estar, e não se toca nem com umas diretas. Aquela que parece que adivinha nossos pensamentos. Começoua dar sede, ela já está com o copo d' água na mão, servindo cm maior delicadeza. Um amor! Só que têm horas que irrita tanta serventia.
   Tem a otimista demais. Aquela que, qualquer plano que você conta, ela tem certeza que vai dar certo e começa a fantasiar com seu sonho. Também tem a pessimista que te deixa no maior alto astral. Não adianta falar de pormenores que serão utilizados para chegar a seu objetivo que, mesmo assim, ela torce o nariz e diz que nãovai dar certo mesmo. Essas duas precisam estar sempre juntas para que se chegue a uma média ideal. Se ouvir só uma, decerto você estará numa fria. Tem, ainda, aquela sua amiga que mora lá não sei onde, que aparece em sua casa e fica alguns dias como se estivess de férias. E você trabalha, sua empregada trabalha e ela, numa boa, assistindo a filmes alugados na locadora em seu nome. Está certo que ela conta os melhores para você, mas não é a mesma coisa. Esta, pelo menos, é melhor do que antiga amiga do interior que ligou pedindo para ficar uns dias em sua casa, a fim de resolver um problema. Alojou-se, sem a menor discrição e nunca esteve nem aí se seu marido estava em casa ou não, e coloca aqueles shortinhos minúsculos. À noite, desfilava pela casacom lingerie de cores vivas. E, cada dia, com uma diferente. Lógico, até o dia em que você resolveu dar um basta.
   Existem duas maneiras de encerrar o turismo da amiga. Seja direta ou, então, dê aquela desculpa de vsitar uma tia que está doente. Sente muito... Com algumas, você tem que ser rápida e não dar tempo de ela se oferecer para ficar tomando da casa, enquanto você está fora. Tem aquela amiga, também, que não tem jeito. Você sabe que está sendo enrolada por ela, mas tem de se fazer de boba e engolir para ficar bem para as duas. Ela pede sempre uma coisa emprestada. Uma blusa para festa de aniversário a que foi convidada e dá certinho para usar com  sai dela, azul de bolinhas. Vem com aquele papo de que, passou a festa, pode contar que ela devolve, lavadinha, passadinha.
   Você olha, pelaúltima vez, a blusa e "empresta". Daí para frente, sempre tem uma dsculpa. Esqueceu, veio direto do servoço, saiu de casa com ela, mas passouna casa da tia e esqueceu o pacote. Até que, um dia, daqueles em que você quer pagar um favor que ela fez, fala que não precisa se preocupar e que é presente seu para ela. Mas, quando chega nessa hora, certamente, que há outras coisas que já foram "emprestadas". Existem algumas amigas que são tão esquecidas, que se apresentam em sua casa com a roupa que lhe foi emprestradae, na maior, não estão nem aí. Mas, não vamos exagerar, porque há algumas peças que são devolvidas. Tem uma coisa: geralmente, essa amiga, quando você precisa dela, está sempre pra te servir dsem medir sacrifícios.
   Tem aquele que aparece em casa e, mesmo você não estando, num dia quente, toma a ultima cerveja e ainda manda avisar que foi ele que tomou. Pede o carro emprestado e devolve com atraso, sem pedir desculpas e, ainda, com o tanque seco. O que empresta dinheiro e nunca mais toca no assunto. E você, lógico, fica constrangido de cobrar.
   Porém, isso tudo é excecão porque, geralmente, amigos e amigas sempre trazem coisas boas. A gente aprende, capta tranquilidade e bons fluidos. Uma coisa é certa: de um amigo a gente sempre precisa. Seja homen o mulher. E ainda: homem pode ter amizade com mulher e vice-versa, sem segunda intenções, numa boa.


Essa crônica me tocou muito, porque relata todos os tipos de amizade, existem vários tipos, mas todos são importantes para nós, portanto, nenhum pode faltar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei muito boa, muitas vezes isso acontece com nós em vida real.

Monique Camini Pereira.